sábado, 14 de maio de 2011

Brownie de doce de leite e um fogão sem timer!



Olá, tarde chuvosa de sábado, na espera de uma amiga que veio de longe para uma visitinha...olho para lista gigante de receitas que quero testar e lá vem um brownie que não me sai da cabeça...esse aqui !
Vou para cozinha e executo a receitinha com maior carinho, mas...enquanto meu queridinho está assando, resolvo me ocupar de outras coisas que também requerem atenção.O aroma do chocolate invade o ar e já antecipo o gostinho do meu brownie...o tempo passa, eu ocupada, acabo esquecendo dele - mesmo que o cheirinho me avise que algo já passou do ponto - corro pra cozinha e vejo que "quase" perdi meu bolinho para o fogão...nessa hora resolvi!! preciso de um fogão com TIMER!!! : (
Por causa desse percalço, pensei em não postar o coitadinho, ele ficou mais para um bolo denso do que um brownie, afinal a caracterítica principal do brownie é ficar bem úmido...como ficou mais tempo que deveria, ele secou! ainda assim ficou muito bom e como escorpiana teimosa...tentarei outra vez!!

Brownie de doce de leite.

- 115g de manteiga em pedacinhos ( usei margarina culinária )
- 170g de chocolate amargo ou meio amargo, picado ( como não tinha todo, usei metade ao leite )
- 25g de cacau em pó ( usei chocolate em pó )
- 3 ovos grandes
- 200g de açúcar ( usei 150g )
- 1 colher (chá ) de extrato de baunilha (usei essência )
- 140g de farinha de trigo
- 100g de nozes ou pecãs, levemente tostadas e picadas (opcional ) - usei umas 30g de castanhas que restavam num pacote.
- 250g de doce de leite ( usei 150g )

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno  a 175ºC.
Forre uma forma quadrada de 20cm com papel alumínio, deixando uma sobra para fora, como uma alça.Unte o papel com manteiga e reserve.
Derreta a manteiga numa panela média - eu usei o microondas -junte o chocolate picado e mexa bem, até derreter.Retire do fogo e misture o chocolate em pó, mexa e junte os ovos, um por vez, o açúcar, a baunilha e a farinha.Se for usar nozes, adicione agora.
Despeje a mistura na forma preparada, pingue colheradas de doce de leite e faça rabiscos com um garfo - use o doce bem molinho, o meu estava na geladeira e não consegui misturar, fiz montinhos, que com o calor, cozinhou e subiu.
Asse por 35 a 45 minutos - o brownie estará pronto quando o centro estiver levemente firme.Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar.
Se quiser tire da assadeira com a ajuda da "alça" de  papel alumínio, assim não risca sua forma na hora de cortar.

Rend. 12 pedaços




Experimentem, mas cuidem do tempo, ok!rs...
Bjs e até a próxima...

Um comentário:

  1. Cris,
    Vc falou uma coisa certa, hj em dia não é mais luxo...vivemos em tempos tão corridos q esses acessórios nos ajudam. Uso o timer até p cozinhar ovo...e por vezes me esqueço q deixei algo no fogão =(
    Enqto não vem o fogão, em lojinha de 1,99 vendem uns engraçadinhos...não sei qto tempo duram...rs...mas ajudam, né?! =)
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!