quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cake com Frutas Cristalizadas!



Olá, queria fazer um bolo daqueles de massa densa e bem recheado de frutas cristalizadas para trazer para minha mãe na visita do feriado, pois ela aprecia muito esse tipo de bolo.
Recorri a Larousse da Sobremesa, do Pierre Hermé e encontrei várias opções de cakes, todos lindos de viver e me encantei com esse!
Fiz pequenas adaptações que anotei ao lado.

Cake com frutas cristalizadas

- 175g de uvas passas brancas e pretas
- 150ml de rum ou cognac (usei suco de laranja c/ 2 col. sopa de licor de chocolate branco e frutas vermelhas)
- 200g de manteiga
- 65g de damascos cristalizados (usei secos)
- 65g de ameixas cristalizadas (substituí por abacaxi cristalizado)
- 125g de melão cristalizado
- 300g de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 150g de açúcar
- 4 ovos

Use qualquer fruta cristalizada de sua preferência bem picadinha ou compre aquelas já prontas.Também acrescentei 100g de nozes picadas.

Modo de preparar:

Deixe as passas de molho em 50ml de rum (retire do total), por uma noite ou no mínimo 3h.
Pré-aqueça o forno a 250ºC.
Peneire a farinha e o fermento juntos.
Bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme fofo. Adicione os ovos, um por vez, em seguida a farinha com o fermento.Quando a mistura estiver homogênea, adicione as passas com o rum do molho, depois as frutas cristalizadas. Mexa com cuidado apenas para incorporar as frutas.
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 28cm, derrame a massa e leve para assar.
Diminua imediatamente a temperatura para 180ºC. Quando formar uma crosta na superfície do cake, após 8 a 10 minutos (o meu levou 20), abra uma fenda em todo comprimento do bolo com uma faca untada com manteiga.
Asse o cake por aproximadamente 1 hora, verificando o cozimento com uma faca ou um palito que deve sair limpo.
Deixe esfriar por 10 minutos.Desenforme e umedeça com os 100ml de rum restantes, eu optei por não regar dessa vez, mas vou experimentar na próxima!
Decore a gosto, eu preferi não cobrir, pois minha mãe prefere simples.
Quando fizer para mim, farei uma calda com açúcar de confeiteiro e frutas secas!

Bjsss, ótimo fim de semana prolongado e até a próxima...

7 comentários:

  1. Que belo presente a Dna. Cida ganhou da filhinha. Além de bonito deve estar uma gostosura. Ela merece todos os bolos maravilhosos e gostosos do mundo...grande bj pra vcs duas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa sua receita é muito grande mas vale apena fazer
    Bjsss...

    ResponderExcluir
  3. Fiz a receita no natal e presenteei alguns amigos. Ficou divina!!! E todos amaram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, fiquei felicíssima com seu comentário e que delícia presentear com guloseimas, não eh mesmo!Obrigada por vir dividir comigo!
      Seja sempre bem-vinda!!

      Excluir
  4. É maravilhosa sua receita fiquei encantada,delícia pura.sempre estou fazendo porque é muito boa..Obrigada FARTURA Ést. De São Paulo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!