segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bolo de chocolate para o Aniversário do Matheus!!



Olá, andei um pouco ocupada fazendo alguns quitutes para o aniversário do meu filho.
Ele fez questão do meu bolo de chocolate e eu não podia negar, afinal a cada ano que passa ele se torna um pouco mais do mundo e menos "meu"!!rs...e lá se vai meu bebê!!
Essa receita de bolo de chocolate é mais velha que ele, já fiz inúmeras vezes e sempre fica muito bom.
A massa básica me foi passada por uma pessoa muito especial e eu incrementei com cobertura e recheio de brigadeiro para ficar bem ao gosto infantil.

Bolo de chocolate

- 2 ovos
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de óleo (uso 2/3)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Unte e enfarinhe uma forma redonda de 23cm de aro.Pré-aqueça o forno em 180ºC.
Na batedeira coloque os ovos com o chocolate e bata bem.Adicione o açúcar, o óleo e bata até misturar.
Depois acrescente a farinha e bata em velocidade média, a massa ficará pesada.Desligue, coloque o fermento e misture para incorporar.Por último, adicione a água fervente e misture devagar até que fique homogêneo.
Leve para  assar por 30 minutos.
Fiz duas receitas e cortei cada bolo ao meio, reguei cada uma com um pouco de guaraná para umedecer.
Para recheio e cobertura usei duas receitas de brigadeiro com uma lata de creme de leite sem soro para que o resultado fosse uma textura mais leve e cremosa.Depois cobri com granulado.

Também fiz alguns docinhos para alegria de todos, afinal para apreciar essas gostosuras não tem idade!rs...
Os escolhidos foram os "clássicos" brigadeiro, beijinho de coco queimado e brigadeiro branco que acabou sendo meu preferido dessa vez!



Brigadeiro

- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) bem cheias de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de margarina culinária

Misture tudo e leve ao fogo mexendo sempre até que desgrude do fundo da panela.
Despeje em um prato untado, espere esfriar, enrole e passe no granulado de chocolate.

Beijinho de coco queimado

- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de margarina culinária
- 1 pacote 100g de coco ralado queimado em flocos

Misture tudo e leve ao fogo, mexendo sempre até que desgrude do fundo da panela.O ponto é mais rápido que o brigadeiro.Deixe esfriar num prato untado, enrole e passe no coco ralado branco.



Brigadeiro branco

- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de margarina culinária
- 1 gema (passe pela peneira bem fina para retirar a película que causa cheiro)
- 100g de choclate branco (usei Garoto)

Misture tudo e leve ao fogo mexendo sempre até que desgrude do fundo da panela.O ponto desse brigadeiro demora um pouco mais para chegar.
Despeje num prato untado, espere esfriar, enrole as bolinhas e passe no açúcar cristal.
Para completar, fiz caracóis de presunto e queijo que vcs podem visualizar aqui, pois esqueci de fotografar dessa vez.

Aqui uma fatia do bolo para visualizar melhor as camadas.


Bjsss, uma ótima semana à todos e até a próxima...

7 comentários:

  1. oi Cristina! Vim conhecer seu blog através do Dedo de Moça e vi q tb mora em Cascavel!
    Passe no meu blog pra conhecer tb, vou te seguir! Beijos, adorei as receitas!

    ResponderExcluir
  2. Cara Cristina
    Realmente é nos momentos mais difíceis que sentimos a grande presença de Deus!
    Sou chocólatra e esse teu bolo me conquistou, também adorei a receita do beijinho com coco queimado, parabéns!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Que benção! Filhos sempre serão bebês...eu acho...rs
    A festa foi deliciosa por aí...que coisa boa! =]
    Tb fiz bolo de chocolate, mas vc caprichou nos docinhos, hein!
    Parabéns para seu filho e que o Sr o abençoe sempre!
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir
  4. Que comilança!!! Aqui em casa tds amam meu bolo de chocolate também... na semana passada fui intimada até à fazer um para uma amiga da Isabella... só que esqueço de tirar umas fotografias.
    Lindo seu Blog...

    ResponderExcluir
  5. maravilhossssooooo.... ameiiii...ficou melhor que a encomenda. Tinha que ser essas maos abençoadas da Cristina. Aproveitei as receitas dos docinhos. Maravilhosos. Vou postar no meu blog para os estudantes aqui na Russia. bjos e sucesso. Rosely

    ResponderExcluir
  6. OI CHEGUEI AGORA ESTAVA PROCURANDO UM BOLO DE CHOCOLATE PARA UM ANIVERSARIO JA VOU FAZER LOG ADOREI MEU NOME AIDA CORONEL MEU IMAIL aida.coronel@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!