segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bolo de nata e mais uma saudade!



Olá, hoje consegui diminuir a saudade dos tempos de mocinha, quando eu e minha irmã nos aventurávamos pela cozinha, fazendo desde bolos simples, doces para sobremesa, tortas salgadas, rosquinhas, salgadinhos,  até os bolos de festa, com direito a recheio e cobertura...elaborados de forma simples, mas sempre muito saborosos!
Ahh, tempo bom aquele! ;o)...mas esse de agora também é! ; )
O bolo de hoje está no caderno de receitas da família há mais de trinta anos e há muiiiiitos anos eu não o preparava, pois leva nata e eu não sabia se ficaria bom com a que encontramos nos supermercados.
Foi então que ganhei um pote com nata fresquinha, vinda do sítio, onde mora a vaquinha que produz leite bem gordinho, suficiente para que se retire nata...forever!!rs...
Assim que ganhei a nata, lembrei desse bolo, que tem uma textura deliciosa, meio que derrete na boca, de massa clarinha e muiiito macia!! \o/

Bolo de nata
(xícara de 240ml)

- 1 xícara de nata fresca
- 2 xícaras de açúcar (usei 1 e 1/2)
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- 3 xícaras de trigo (usei 2 de trigo e 1 de maisena)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- raspas de um limão (opcional, não vai na receita original)

Modo de preparo:

No liquidificador, bata os ovos, a nata, o leite e o açúcar até que fique bem misturado.
Numa tigela, coloque a farinha e a maisena, misture.
Junte os líquidos aos secos e mexa bem até que fique homogêneo.Acrescente as raspas de limão, o fermento em pó e misture só até incorporar.
Pré-aqueça o forno em 180ºC, unte e enfarinhe uma assadeira retangular alta de 26 x 19cm, despeje a massa e leve assar até que doure a superfície e enfiando um palito no centro, ele saia seco.

Hummm, com uma xícara de chá ou café fresquinho, fica da pontinha da orelha!! :-)


Aceitam um pedaço?!

*Se vc experimentar com a nata vendida nos supermercados, volte para me contar, ok!!

Bjs e até a próxima...

Posted by Picasa

17 comentários:

  1. Manda um pedaço para este lado do Oceano...
    Ficou lindo!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina,
    Esses bolos simples com certeza são os mais gostosos.O seu com essa nata fresquinha,então..
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Aqueles eram bons tempos mesmo. Havia muita gente prá comer e pouca crítica, ficava bom ou ruim, todo mundo comia. Além do bolo me lembrei das bolachinhas de nata que derretiam na boca, saudades!
    Cibeli

    ResponderExcluir
  4. Rita, adoraria te enviar um pedaço!Bj

    Lylia,fica mesmo uma delícia!Bj

    Cibeli,fazíamos muitas coisas boas e a vida era mais leve!rs...

    ResponderExcluir
  5. que linda a historia!!!

    muito legal..mais gostoso ainda cozinhar com quem amamos!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi minha amiga!
    Sabe, eu costumo gostar mais da prosa...rs...
    consegui imaginar vc e sua mana...boas lembranças, né Cris?!=)
    Eu nunca comprei nata no mercado, aqui em sampa não é tão comum. Em minas a gente comprava leite da roça prá guardar a nata...
    O panim xadrez é lindo...deu uma vida pro bolo amarelinho =)
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir
  7. Hum, parece cremoso, preciso de um cafe! Rs!
    Um bj doce e apareca nas abobrinhas
    Roberta

    ResponderExcluir
  8. Querida Cristina
    Esse é o tipo de bolo que adoro!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  9. Olá Cristina!
    Andava à procura de uma receita simples de bolo de nata...
    ...para esta Páscoa e descobri o seu blog!
    Se quiser...apareça no meu blog!
    Também tenho algumas receitas interessantes!

    ResponderExcluir
  10. Agora que descobri essa receita eu faço sempre...Simplesmente perfeito...

    ResponderExcluir
  11. Fiz com nata caseira e comprada no laticínio, as duas ficaram perfeitas....Simplesmente uma delicia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, qdo menina usávamos nata que juntávamos do leite, agora isso não é mais possível e compro no supermercado...o resultado é mesmo sempre delicioso!
      Fico feliz que tenha gostado!Obrigada!!
      Bj,

      Excluir
  12. Estou curiosa pra fazer amo bolo molhadinho é esse parece molhadinho porque bolo seco não suporto vou fazer e da a nota rs

    ResponderExcluir
  13. Fiz o bolo, e ficou sensacional. Usei nata do supermercado, mas mesmo assim ficou divino... Parabéns,essa receita é 🔝

    ResponderExcluir
  14. Humm, lembro do bolo da minha vó, vou testar a receita. Ver se fica igual a minha memória de infância!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!