segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rocambole de doce de leite!



Olá, nesse fim de semana resolvi me aventurar pelo delicioso mundo dos rocamboles!
Embora pareça fácil, existem alguns truques ou dicas que devem ser seguidas para que seu doce saia perfeito...e eu, apressada que sou, não dei muita importância para isso!
Eis o resultado: um rocambole que mais parece um quadrambole (acabei de inventar essa!)...grudou no pano de prato, não enrolou como deveria e ficou feinho, mas em compensação o sabor...ahh, esse sim, ficou muito bom e o rocambole feinho...acabou rapidinho!!rs...

Rocambole de doce de leite
(levemente adaptado da rev.Claudia Cozinha)

- 3 ovos (claras e gemas separadas)
- 1/3 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de farinha de trigo (medi duas colheres de maisena e completei com a farinha)
- 1 pitada de sal
- raspas de uma laranja (acrescentei, pois adoro o sabor sutil que ela confere à massa)
- 250g de doce de leite (usei Aviação, que acho mais saboroso)
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga uma assadeira de 20x30cm e reserve.
Na batedeira bata as claras até obter picos firmes (aproximadamente 2 minutos).
Aos poucos acrescente o açúcar, batendo sempre, até obter uma mistura homogênea (+ 2 minutos).
Adicione as gemas (passei pela peneira antes) e continue batendo até a mistura ficar cremosa (cerca de 5 minutos- bati apenas 3).Retire da batedeira.
Peneire a farinha e o sal sobre a mistura, adicione as raspas da laranja e com uma espátula mexa delicadamente até que fique uniforme.Passe para a assadeira reservada e leve assar até que comece a desgrudar das bordas (cerca de 20 minutos), deixe esfriar.
Abra um pano de prato sobre uma superfície e polvilhe com açúcar.Com uma espátula, solte as laterais e o fundo da massa e desenforme sobre o pano.
Espalhe o doce de leite sobre a massa e com a ajuda do pano, enrole o rocambole no sentido do comprimento.
Trasfira para uma travessa, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e delicie-se!

(*_*)

*Essa massa é básica e você pode rechear com geléia, goiabada, chocolate, nozes e muitas outras variações à seu gosto.
*Eu não polvilhei o pano de prato com açúcar, creio que isso fez com que ele grudasse.
*Também li sobre o uso de papel manteiga para desenformar a massa, enrolá-lo ainda quente e só depois de frio colocar o recheio, tentarei assim na próxima vez.


Já estou com vontade de repetir a receita, agora com novo recheio...hummm, bom demais!!

Bjs e até a próxima...

Posted by Picasa

6 comentários:

  1. Que delicia de rocambole, ia adorar um assim agora no cafe da manha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cristina, imagine! Seu rocambole ficou lindo! Ou pelo menos, você soube tirar a foto muito bem. Fiquei aqui morrendo de vontade, eu que sou apaixonada por rocambole, mas que também nunca acertei um 100%.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro rocamboles ,mas sempre me "enrolo" na hora de enrola-lo.
    Bj e uma ótima terça,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Posso confirmar que o sabor é uma delícia. Super fofo. Adorei e aprovei.
    Cibeli

    ResponderExcluir
  5. Cris,
    Ri muito do quadrambole...rsrs....comédia!
    Eu tb sou jeitosa q nem vc...rs
    Que bom que o sabor agradou...mas acho q a mistura da massa fofinha com o doce cremoso deve ter sido maravilhosa!
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir
  6. OOOOOOOOOOOOO. QUE DELISIA QUE DEVE TER FICADO JA TO COM AGUA NA BOCA

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!