domingo, 30 de outubro de 2011

Barrinhas de limão siciliano e morangos!



Olá, estou ficando fã do limão siciliano, o sabores cítricos sempre me atrairam e a combinação com os morangos, além de bonita, ficou saborosa!
Essa receita é um pouquinho demorada, mas você  pode se ocupar com outros afazeres enquanto aguarda o tempo de cada etapa, o resultado vala à pena...eu garanto! ; )
Eu fiz essa sobremesa com sabor de França - palavras da minha amiga que já morou lá - para mais um jantar do clube da luluzinha...rsrsrs.
As barrinhas e outros deliciosos sabores vocês encontram aqui!

Barrinhas de limão siciliano e morangos

Massa:

- 3/4 xícara de farinha de trigo
- 1/4 xícara de aveia em flocos
- 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1 colher sobremesa de extrato de baunilha (usei caseiro)
- 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente, cortada em pedaços pequenos (usei margarina culinária)

Cobertura:

- 2 ovos
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
- raspas de um limão siciliano
- 1/3 xícara de suco de limão siciliano espremido na hora (1 limão)
- 1/3 caixa de morangos picados (usei congelados) + 2 colheres (sopa) de açúcar para macerar.

Modo de preparo:

Unte uma forma de 25x17cm, cubra com papel manteiga e unte também o papel, deixe uma sobra nas extremidades para funcionar como alças na hora de retirar da forma.
Coloque todos os ingredientes da massa numa tigela e misture até formar uma massa quase homogênea.
Forre a forma com a massa e leve para gelar no freezer ou congelador por 30 minutos.
Depois leve para assar em forno pré-aquecido médio (usei 200ºC) até dourar.
Enquanto isso, coloque os morangos picados e o açúcar para macerar e reserve.
Durante esse tempo prepare a cobertura: bata os ovos, misture o açúcar e peneire a farinha de trigo aos poucos, incorporando devagar para não formar grumos.Adicione as raspas e o suco de limão.
Assim que retirar a massa do forno, distribua os morangos sobre ela (a calda formada nos morangos, misture ao creme de ovos).
Despeje o creme sobre os morangos e leve para assar em forno baixo por cerca de 20 minutos (deixei cerca de 35 minutos).Faça o teste do palito, que deve sair limpo.
Retire do forno e da forma com a ajuda do papel manteiga e deixe esfriar sobre uma grade.
Corte em fatias e polvilhe açúcar de confeiteiro para servir.

Rend. cerca de 12 barrinhas.

Antes do açúcar de confeiteiro, elas ficam assim.
 



Nesse domingo, anjos para vocês...
Tela feita na técnica Pastel, com giz de cera.



Bjsss e um ótimo domingo à todos...

Posted by Picasa

11 comentários:

  1. Cris, tudo bem? NUnca fiz. Vou experimentar qqr dia destes.

    OLha postei tua receita de paezinhos lá no meu blog.

    Bjao e um lindo domingo prá vcs.

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena mesmo!

    Vejo que ficou uma delícia!

    Abraço, boa tarde de domingo

    Renata

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que delícia essas barrinhas com morango! Fiquei imaginando o sabor, devem ter ficado muito saborosas!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Cristina
    Pelo aspecto e ingredientes adivinha-se delicioso!

    ResponderExcluir
  5. Estão com uma cara ótima Cristina!!! Obrigada pela indicação do blog. Não achei link pra seguir teu blog, coloca aí... e pra receber os posts por email também. Beijinho querida, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Demorei, mas cheguei!

    Cristina,

    Vim retribuir sua visita e agradecer o recadinho tão carinhoso que deixou no blog. Obrigada!

    Eu já estou aqui, adorando tudo que vi até agora e muito surpresa com as habilidades da sua mãe! Que pessoa multi artística!!!!

    Parabéns a vocês duas!

    Um grande beijo,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  7. limao siciliano aqui é super comun, nao tem quintal que nao tenha. Adoro. O que é dificil de achar aqui e é carisimo e nosso limão galego. Amei sua receita Cristina. faz bem meu estilo de doces. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Cristina,
    Adorei essas barrinhas.Talvez faça até amanhã,no feriado.Bj
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Este sabor de França, me traz recordaçoes mto mas mto boas!! que saudade.
    obrigada cris, eu adorei!
    bj da gabi

    ResponderExcluir
  10. Que deliciaa!!!

    Bom DEMAIS

    Beijinho Jê

    ResponderExcluir
  11. Georgia, experimente sim!Fiquei feliz em ver os pãezinhos na sua cozinha!bjsss...

    Renata,Tatiana e Helena...é mesmo deliciosa!bjsss...

    Food Around the World,obrigada vc por partilhar!bjs...

    Carla, que bom que veio, seja bem-vinda!bjs...

    Sylvia, quem dera, um pé de limão siciliano! bjs...

    Lylia, se fizer volte pra me contar!bjs...

    Gabi, que bom que gostou, sua opinião tem muito valor pra mim!bjs...

    Lari/Jê,obrigada!!bjs...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!