sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pizza!


Olá, já chegou o fim de semana  e olha aí a minha sugestão para o lanche da família...uma redonda feita em casa!
Acho que estou ficando velha ou chata, ou pior ainda, as duas coisas, pois não gosto mais da maioria das pizzas que como fora de casa - as entregues, então! - sempre penso...a minha fica melhor!rs...
Vi essa receita de pizza em uma Claudia Cozinha antiga que tenho guardada (são muuuitas) e que por vezes me lembro de dar uma folheada, pois tem dicas e receitas valiosas por lá.
O resultado não ficou igual ao da foto que ilustra a reportagem, mas o texto era sobre uma grande pizzaria em São Paulo, uma das primeiras à fazer essa iguaria e por certo, eles possuem aquele forno à lenha maravilhoso que concede uma aparência que nenhum forno doméstico será capaz de reproduzir! : (
Não usei toda farinha pedida na receita e mesmo assim achei que a massa ficou um pouco pesada ou talvez eu tenha deixado grossa demais, tenho que fazer mais experiências com ela.
Mesmo assim, ficou boa, afinal, comemos praticamente tudo!! :-0

Pizza
(Ed.Claudia Cozinha janeiro/2003)

- 2 e 1/2 xícara de farinha de trigo (precisei apenas de 2)
- 3/4 xícara de água morna
- 1/4 xícara de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 1 tablete de fermento biológico fresco

Modo de preparo:

Numa tigela, dissolva o fermento na água ligeiramente morna.
Junte uma xícara de farinha de trigo, o azeite, o sal e misture bem.
Adicione mais uma xícara de farinha e misture até soltar da tigela.
Transfira a massa para uma superfície lisa e polvilhada com farinha.Sove-a, adicionando o restante da farinha (se necessário) aos poucos, até que fique lisa e elástica.
Faça uma bola, coloque numa tigela untada, cubra com papel filme e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume.
Abaixe a grade do forno e aqueça-o em temperatura alta.
Trabalhe a bola de massa por mais um minuto, abra-a formando um disco.
Use o fundo de uma forma para assar sua pizza, vire-a, unte com óleo, polvilhe com farinha e coloque o disco de massa sobre o fundo untado.
Asse por 8 a 10 minutos.
Retire do forno , cubra com a cobertura escolhida* e leve assar por mais 10 minutos ou até a mussarela derreter (eu deixei uns 20 minutos).

* Fiz metade sabor mussarela e presunto para o filho e a outra metade, sardinha com muiiita cebola picada, azeitona e tomatinhos cereja para mim, e claro...orégano e azeite para regar!! ; ))


 

Bjsss e um ótimo fim de semana...


Posted by Picasa

7 comentários:

  1. Adoro pizza, ainda mais caseira e caprichada como essa! Bjss e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. A pizza ficou com uma aparência ótima! Super apetitosa!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. vc não esta sozinha nesta, eu também prefiro a caseira feita por mim ou pelo marido. ficou linda. bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro fazer pizza em casa, a maioria das pizzarias fazem péssimas massas e em casa a gente coloca o recheio que quer, muito melhor! ;D

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você minha amiga, tudo que a gente produz fica muito melhor! Que não seja na aparência, mas no sabor, e na qualidade, sem dúvida!!!

    Bella pizza!!!!

    ResponderExcluir
  6. Akemi, Tatiane, Angela, Luna e Renata, feito em casa tem um carinho especial mesmo!
    Obrigada pela visitinha de vcs!!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oi Cristina,
    Eu também tenho um monte de revistas Cláudia, que adoro folhear. Essa receita de pizza me conquistou.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!