segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Doce de abóbora com coco!



Olá, alguns dias antes do Natal, comprei uma abóbora menina - adoro esse nome - ou abóbora de pescoço para fazer doce ou chimia como o pessoal do sul costuma chamá-lo por aqui, mas acabei viajando, voltando, viajando de novo e nada de preparar o bendito doce.
Meu objetivo na verdade era preparar uma rosca doce recheada com esse delicioso doce de abóbora com coco, então seria preciso tempo hábil para fazer o doce e a rosca logo em seguida...eu sou meio impaciente!rs...
Nesse domingo, enquanto preparava o almoço, resolvi descascar e picar a abóbora e levá-la à panela para adiantar o processo, assim, enquanto almoçava, a abóbora ia cozinhando, afinal é só mexer de vez em quando e ao me dar conta...estava pronto!Puro sabor de infância, quando minha mãe cobria uma fatia de pão caseiro com doce e oferecia pra mim...hummm!!
Hoje eu trouxe essa delícia para vocês, amanhã, prometo mostrar a rosca recheada de abóbora e coco.


Doce de abóbora com coco

- 1 pedaço de abóbora pescoço com 1,2 quilos
- 800g de açúcar
- 1/2 xícara de água
- canela em pau e cravo-da-índia à gosto (não usei o cravo)
- 1 xícara de coco ralado fresco (usei em flocos s/açúcar de pacotinho)

Modo de preparo:

Descasque e pique a abóbora, cozinhe com o açúcar e a água em fogo médio.Mexa de vez em quando.
Quando estiver cozida, esmague com um garfo.Adicione a canela e o cravo (se for usar).
Junte o coco e continue mexendo em fogo brando até aparecer o fundo da panela.
Tampe e deixe esfriar para servir.




Essa receita (ligeiramente adaptada) foi publicada na ed. de maio/2004 na revista Claudia Cozinha, onde  mostraram uma entrevista com a cantora Inezita Barroso, para quem não sabe, uma das maiores divulgadoras da cultura caipira do Brasil, a receita é dela.
Para mim, apaixonada por esse doce, foi sucesso imediato!
Já fiz inúmeras vezes!!


Essa toalha que aparece nas fotos foi presente da minha mãe...bordada por ela!


Uma linda e doce semana a todos...
Bjsss e até a próxima...

37 comentários:

  1. Bem amiga,
    agora cresceu-me água na boca!! adoro tudo quanto seja doce de abobora!!
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia eu amo abóbora 🎃 Obrigada pela receita vou fazer pode substituir o açúcar pelo leite condensado Obrigada

      Excluir
    2. Bom dia, se quer esse doce de abóbora, não dá para substituir. Usando o leite condensado vc terá tipo um brigadeiro de abóbora, nunca provei.
      Abraço!

      Excluir
  2. Querida Cris, pelo visto temos muito em comum! Amo de paixão doce de abóbora, com coco então, fica mais que perfeito! Adoro quentinho, logo que fica pronto, em temperatura ambiente, geladinho, de tudo quanto é jeito é gostoso! :)
    Vou esperar a receita da rosca recheada com o doce de abóbora, deve ser maravilhosa!!! A toalha bordada é linda, Deus abençoe sua mãe por talento tão lindo!
    Bjss e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristina,

    Seja bem vinda de volta das 'férias'! rsrs. O seu doce ficou muito lindo, que cor maravilhosa, amei! A produção também ficou perfeita. Eu sou fã de doce de abóbora com coco, minha mãe fazia muito, rsrs.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristina, andei á procura de receitas para gastar uma das abóboras que ainda andavam cá por casa, experimentei a sua com coco, confesso que me esqueci de por a canela e diminui o açucar para 500g, mas o resultado, mesmo assim foi excelente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Isilda, que bom que o doce te agradou...tbm tenho reduzido o açúcar em algumas receitas e o resultado é sempre ótimo, melhor assim não é!!
    Obrigada e seja sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  6. Em busca de uma receita desse doce que amo, encontrei o seu blog. Amei a receita irei faze-la. Bjss

    ResponderExcluir
  7. Preparei e ameiii... Depois da uma olhadinha no blog. Bjss

    ResponderExcluir
  8. adorei a receita eo pano bordado pela sua mae tambem cidinha philadelphia pa

    ResponderExcluir
  9. Tb sou louca por doce de abobora !!! Vou fazer.

    ResponderExcluir
  10. Hunn muito bom! vou fazer, nunca comir doce de abóbora vou fazer

    ResponderExcluir
  11. Abri a sua página , deparei com a sua receita do doce de abobora, comecei a fazer agora. Hum... vai ficar uma delicia! (desculpe , não sei onde fica os acentos no meu tablet rs) bjs no coração . Obrigada pela receita, era o q eu procurava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, que delícia, acho que vc vai adorar!Estou com uma abóbora gigante que ganhei e não vejo a hora de ter tempo p fazer esse doce...amo muito,principalmente numa bela fatia de pão caseiro!
      Depois me conte o resultado!!Obrigada!!
      Bj,

      Excluir
    2. amei seu doce. estou preparando nesse momento, um beijo. Cynthia Sperb

      Excluir
  12. Acabei de fazer , ficou uma delicia , meu marido adora e está sempre pedindo, essa receita é bem mais fácil do que a que eu fazia e o resultado é praticamente o mesmo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Adriana, que bom que gostou, depois que aprendi essa receita, não faço outra!
    Seja sempre bem-vinda!!
    Um abraço e boa tarde p vc!!

    ResponderExcluir
  14. Vou fazer hj dia 22/05/2013 na casa da minha amiga Elaine, no fogão a lenha e tacho de cobre hummmmmmmmmm!!!!!!!! tenho certeza vai ficar divino!!!!! ótima tarde a todos e continue nos prestigiando com receitas e ideias maravilhosas

    ResponderExcluir
  15. Estava procurando uma receita de doce de abóbora e cheguei aqui!!! Amei!!!! Vou fazer!!! Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  16. OLA ACABEI DE FAZER IGUALZINA A SUA RECEITA HOJE TN ENQUANTO ALMOÇA COLOQUEI NO FOGO ,FICOU DELICIOSO BOA TARDE !!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. saiu 1 delicia! obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha feito doce de abóbora com coco. Experimentei e ficou uma delícia. Obrigada pela sugestão! Um abraço de Portugal, de uma portuguesa nascida no Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alda, veio de tão longe provar meu doce, que delícia!Fico muito feliz que tenha tenha gostado, seja sempre bem-vinda!!
      Bj

      Excluir
  19. Acabei de fazer o meu doce de abóbora ficou lindo laranjinha e o sabor melhor ainda tão saboroso :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, fico feliz que tenha gostado do resultado, fiquei com vontade só de lembrar!!rs
      Seja sempre bem-vinda e obrigada por comentar.
      Um abraço.

      Excluir
  20. Vou fazer,ganhei duas abóboras... ai meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  21. Cristiane, 15 de setembro de 2014.
    Oi Cristina td bem? Acabei de fazer o doce, ficou saboroso . O seu doce tem o mesmo sabor do doce da minha querida avó. Adoro suas receitas, pois são fáceis de fazer. Um grande abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  22. Denize Gonçalves Dionisio25 de junho de 2017 às 10:53

    Olá, tudo bem? Hoje vou fazer o doce, não sabia se abobora menina dava pra fazer doce. Vou fazer com abacaxi no lugar do coco. Aqui em cada todos preferem fica muito bom. Pode experimentar. Bjks Denize

    ResponderExcluir
  23. Ola eu fiz sua receita e adorei, eu moro na Inglaterra e aqui as abóboras são bem pequenas, mas ficou uma delícia, estou aqui a 14 anos e qdo fiz o doce relembrei o Brasil... obrigada pela receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Patricia, fico muito feliz que tenha gostado, realmente é um doce com cara de Brasil. Seja sempre bem-vinda!

      Excluir
  24. Procurando receita de doce abóbora com coco achei a sua receita já fiz várias vezes ... inclusive estou fazendo agora 🥥 começou o cheiro doce subir rsrs....

    ResponderExcluir
  25. Boa noite eu fiz o doce de abóbora 🎃 substitui o açúcar pelo leite condensado não fica ruim mais fica o sabor diferente e a cor também tem que colocar água na medida certa depois de pronto esfriou e coloquei nos copinho ficou uma delícia 😋 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo retorno! Gostei de saber dessa opção com leite condensado, não tem como ser ruim, rs
      Abraço

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!