quinta-feira, 22 de março de 2012

Bolo delícia de chocolate do Piérre Hermé!


Que o mundo está cheio de chocólatras não é novidade para ninguém e que eu estou entre eles também não e o filhão que não é bobo nem nada, vive me dizendo que é chocólatra também, embora eu como mãe zelosa tente afastar meu filho de vícios...esse é quase impossível! ; )
Bom, até porque se eu tentar afastá-lo das delícias feitas com o Theobroma cacao, terei que me afastar também...e esse sacrifício nenhum de nós dois merecemos!rs...
Fiz esse bolo especialmente para participar da blogagem coletiva do Dia Mundial do Chocolate, promovida pelo Pecado da Gula.
Ele é tudo de bom, parece um brownie com aquela casquinha crocante por cima e úmido por dentro e se você saborear ainda morno com uma bola de sorvete de acompanhamento, está configurado o pecado!
Eu já tinha folheado a Larousse de Chocolate e paquerado o bolo, mas como ainda não adquiri esse livro, fiquei na vontade...foi então que passeando por blogs de culinária, me deparei com a receita.
Touché!...fui vencida!



Bolo delícia de chocolate

- 4 ovos
- 150g de açúcar
- 200g de chocolate meio-amargo ou amargo
- 40g de farinha de trigo
- 100g de farinha de amêndoas
- 150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó (a receita original não leva fermento, mas a fonte de onde retirei adicionou e eu mantive)

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.Unte e enfarinhe uma forma de 22cm, reserve.
Separe gemas e claras.Bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado.Pique o chocolate e leve para derreter em banho-maria ou no microondas.Em seguida adicione a mistura de gemas ao chocolate.
Misture a farinha de amêndoas com a manteiga, peneire a farinha de trigo por cima e junte ao creme de chocolate, mexendo até ficar homogêneo.
Coloque o fermento em pó e mexa só até incorporar.
Adicione as claras batidas em neve, mexendo delicadamente com auxílio de um fouet.
Derrame na forma preparada e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito, ele saia seco.



Eu servi acompanhado de uma bola de sorvete de creme com chocolate, mas sozinho
ele já é um sucesso!


Foi a primeira vez que utilizei a farinha de amêndoas e realmente ela confere uma textura e sabor ímpar ao bolo...adorei!

Espero que tenham gostado da minha colaboração para esse delicioso dia!
Bjsss e até mais...


Posted by Picasa

8 comentários:

  1. Cristina, muito obrigada pela participação! Mas vc é muito chic, vizinha! Esse bolo do PH é de outro mundo de bão ne? E que bom que gostou da farinha de amêndoas! Esse é o bom dos desafios, pegar receitas novas, ingredientes diferentes! Com certeza saímos sempre ganhando algo mais na nossa bagagem culinária! Bjss e boa noite!!!

    ResponderExcluir
  2. Akemi, foi um prazer participar e é isso mesmo, a gente fica inspirada!!rs...
    Obrigada vizinha!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Hummmm! Que maravilha! Eu tenho esse livro! Vou testar a receita em breve! O seu parece delicioso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda, eu pretendo adquiri-lo logo!rs...
    Obrigada e seja sempre bem-vinda!
    Bj,

    ResponderExcluir
  5. Izabel de França4 de abril de 2012 05:18

    Ola cristina, viajando pela blogosfera dei de cara com seu blog e adorei, parabéns!

    Estou começando a me aventurar pela arte da culinaria agora, mais estou adorando. Gostaria de saber se você já tentou fazer a receita completa apenas com a farinha de trigo, pois não consigo achar a farinha de amêndoas em nenhum lugar de minha cidade, que é bem pequena!
    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Izabel, seja bem-vinda, fico muito feliz que tenha gostado da minha cozinha!Preparei esse bolo pela primeira vez no mês passado, mas o diferencial dele é justamente a farinha de amêndoas, se usar apenas a farinha de trigo será somente mais um bolo de chocolate (que é sempre bom!rs).Será que vc não encontra as amêndoas inteiras? assim vc pode retirar a casca e passar no processador ou mesmo no liquidificador, até transformá-la em farinha.
    Espero ter ajudado!Uma feliz Páscoa pra vc!bj,

    ResponderExcluir
  7. Olá Cristina
    Esse bolo é realmente incrível, preciso fazer novamente.
    Obrigada por colocar o link do meu blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Que Gracinha de Blog, Cristina.
    Pena que eu não tenho tempo para testar hoje mesmo essa receita, mas espero ansiosamente por Julho (minhas férias), para me aventurar na cozinha.
    Abraços

    Ana Cristina Sousa

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!