quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Massa Caseira...meu primeiro Ravioli!



Eu já tinha ouvido falar na satisfação de preparar massa em casa e agora posso confirmar que é mesmo uma sensação incrível, eu sorria sozinha ao ver a bola de massa se transformar em tiras ora largas, ora finas a meu gosto.
Comprei um pequeno cilindro em novembro do ano passado, mas com o desfecho do final de ano, não tive a menor vontade de experimentar meu novo utensílio.Somente em um dos últimos domingos me animei e fui para cozinha disposta a  fazer um ravioli e aqui está  o resultado.
A coisa toda é muito simples, não tem segredo algum, só precisa estar a fim de sujar um pouco as mãos e a cozinha, agora, se não tiver o cilindro vai precisar  de uma medida a mais de paciência e um bom braço!rsrsrs
Usei uma medida pequena, apenas para fazer uma experiência e consegui 6 raviolis grandes e alguns ninhos de talharim ou tagliatelle, não cobri com molho, aproveitei para provar um confit de tomates que preparei no mesmo dia.
Existe uma regra básica para se preparar a massa, para cada 100g de farinha de trigo, use 1 ovo, pode haver uma variação de acordo com o tamanho do ovo, o tipo da farinha ou ainda a umidade do ar, mas no geral funciona bem.

Massa caseira 

- 200g de farinha de trigo
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 fio de azeite (opcional)

Recheio de espinafre e ricota

- 1/2 maço de espinafre
- 150g de ricota
- 1 pitada de sal
- 1 colher de creme de ricota (opcional)


Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque a farinha, faça uma depressão no centro e junte os ovos.
Adicione o sal e o azeite.
Com ajuda de um garfo, comece a incorporar os ovos à farinha, misturando  até que comece a formar uma massa, quando não for mais possível usar o garfo, transfira a mistura para uma bancada enfarinhada e use as mãos para agregar bem e comece a sovar.
Vá amassando até desgrudar das mãos e formar uma bola, sove por cerca de 10 minutos.
Quando a massa estiver lisa e homogênea, cubra com papel filme e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.
Corte a massa em  3 ou 4 pedaços e abra cada um deles em tiras largas,  eu usei o cilindro que é bem prático e de fácil manejo, caso você não possua um, use o rolo para abrir a massa.
Coloque as tiras sobre local enfarinhado, distribua o recheio no sentido do comprimento, deixando um intervalo entre eles para formar seus raviolis, cubra com outra tira larga de massa, corte do tamanho desejado, pressione levemente em redor do recheio para retirar o ar,  feche as laterais com ajuda de um garfo.
Para o recheio, cozinhe ligeiramente o espinafre no vapor,  pique bem as folhas e misture com a ricota, o creme de ricota ( pode usar outro queijo cremoso ou mesmo o requeijão) e o sal.
Cozinhe-os em água fervente por cerca de 3 minutos.



A receita do confit de tomate, trarei logo mais, pois recomendo muitíssimo!

O rendimento é suficiente para duas pessoas, como eu estava sozinha no almoço, além dos raviolis, cortei o restante da massa no formato de tagliatelle, enrolei em pequenos ninhos (para facilitar na hora de guardar), deixei secar, coloquei em um saco próprio para alimento e levei a geladeira (se conserva bem por até 3 dias).



Uma semana iluminada a todos!!


11 comentários:

  1. Oi Cris, para uma primeira experiência você está de parabéns viu, os teus ravioles ficaram perfeitinhos e com uma cara ótima, delícia pura com este confit de tomates, fico no aguardo da receitinha rsrs, bjs !!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindos seus raviólis Cris, de fato não tem nada melhor que massa caseira, minha mãe sempre fazia, e sempre fiquei de comprar o cilindro pois é um ótimo auxiliar. Adorei a massa, imagino a delicia que ficou com esse confit de tomates. Deu água na boca amiga. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Cristina,
    é muito gratificante mesmo fazer a própria massa, vc arrasou, a sua ficou perfeita, imagino o
    sabor, parabéns!

    Bjs, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. O primeiro ravióli a gente nunca esquece... Huuuuuuuummmmmmmmmmm, esse pratinho me deixou com água na boca.
    Se tiver um tempinho, venha me fazer uma visita :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil).
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah Cristina.... confit de tomate numa massinha caseira... muito gourmet! Os raviolis ficaram maravilhosos! Concordo com você que a massa feita em casa, além de deliciosa, é uma terapia! Fiquei com vontade!
    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Está com um aspecto incrível!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cristina, nada como uma massinha caseira... eu sempre faço aqui, dá trabalho mas acaba sendo muito divertido... as minhas filhas adoram ajudar.
    O seu ravioli ficou perfeito e muito apetitoso, com este confit hummmm!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Hummmmm confesso que ficou super linda a massa..
    O prato está tão convidativo..
    Eita que eu adoraria experimentar..
    E olha que ainda são 08h27 da manhã srsr
    Eita que pecado! rssr

    Adorei seu cantinho.. e as delicinhas que vi por aqui..

    Um beijo carinhoso e uma sexta-feira super linda viu?

    ResponderExcluir
  9. Ah o prazer de ser fazer um determinado alimento pela primeira vez é realmente inigualável. Tenho que dizer que ficou de aparência ótima, e fiquei curiosa a respeito da receita 'confit de tomate'. Aguardarei.

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa sugestão :)) adoro pastas, sou mesmo fã!
    Beijinhos
    http://comidinhasdakelly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Sabe que sempre tive vontade de fazer um ravioli e nunca me atrevi? Vou tentar mas como joguei fora o tal cilindro por nunca tê-lo usado vou ter que abrir com o rolo ou com uma garrafa de vidro, rs.

    Ainda estamos de férias e só passando uns dias em casa, rs.

    Bjos e um fim de semana abencoado pra vcs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!