terça-feira, 15 de abril de 2014

Escondidinho de Milho com Mignon!



Adoro assistir aos programas de culinária na tv, mas especificamente aos do canal gnt, os cozinheiros fazem tudo parecer mais simples e fácil, sem falar na apresentação e fotos, que nos deixam com água na boca.
Ao ver Olivier preparar essa receita, fiquei imaginando o resultado e na manhã seguinte foi minha escolha para o almoço, mas claro, com as adaptações necessárias para minha despensa.
Apresento abaixo minha versão, para a receita original, clique aqui.

Recheio de carne:

- 250g de mignon (use a carne de sua preferência)
- 1 cebola roxa pequena
- 1 colher (sopa) de azeite balsâmico
- salsinha e manjericão a gosto
- sal, pimenta e cominho moído a gosto
- 1 cubo de caldo de carne diluído em um pouco de água

Pique a carne em pedaços bem pequenos (miudinhos mesmo) ou moa se preferir.Frite a carne em um fio de azeite, acrescente a cebola roxa e frite mais um pouco.Depois de bem refogado, junte o azeite balsâmico, o caldo de carne, o manjericão e a salsa, tempere com o sal, a pimenta e o cominho.

Purê de milho:

- 2 espigas de milho grandes
- 1 colher (sopa) de azeite
- 20g de manteiga
- 75 ml de leite quente
- manjericão fresco e cebolinha verde a gosto
- mussarela ou parmesão ralado para gratinar
- sal e pimenta do reino a gosto

Separe os grãos de milho das espigas e bata em um processador até virar um creme.Em uma panela coloque o azeite e a manteiga para derreter e adicione o creme de milho batido.
Mexa até engrossar, adicione o leite aos poucos na mistura.Quando o creme engrossar, quase como um purê, retire do fogo, junte o manjericão e a cebolinha, tempere com o sal e a pimenta.

Montagem final : Unte um refratário com manteiga, disponha uma camada de purê de milho no fundo e cubra com uma camada generosa de carne.Cubra a carne com mais uma camada de purê, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar a 180ºC por cerca de 15-20 minutos, até dourar.
Sirva quente.

Rend. serve duas pessoas.

*O purê de milho fica delicioso e a carne para mim é apenas coadjuvante, mas deixa o prato mais substancioso, bem apropriado para os dias mais frios que se aproximam.


Uma semana abençoada a todos!!

9 comentários:

  1. Querida amiga
    Aqui na Itália os programas de culinária tomaram conta da tv e eu sigo muitos deles!
    Adorei esse escondidinho feito com purê de milho!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina,
    que maravilha de receita, imagino o sabor do purê com o milho fresco hummmmm... delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris minha querida, ando tão sumida dos comentarios dos blogs.O tempo tem sido muito cruel comigo, mas estou sempre vendo as mensagens que você coloca no meu blog e vejo as receitas mas sem tempo de comentar.Passei aqui primeiro pra te agradecer o carinho de sempre e para me desculpar pela ausencia nos comentarios.Obrigada mesmo.Este escondidinho ficou fantastico.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Querida Cristina,
    ingredientes perfeitos, deu fome e água na boca.
    Eu tbm assisto alguns programas de culinária, aprendo muito!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  5. Menina, mas isso é muitooooo bom!
    Prato único né? Pra mim só com uma taça de vinho, uma pra cada vez...rsss
    Delícia!

    ResponderExcluir
  6. Menina mas isso é muitoooo bom!
    Pra mim só com uma taça de vinho, uma pra cada vez...rsss...
    Delícia!

    ResponderExcluir
  7. Adoro as receitas do canal GNT também Cris, essa ainda não tinha visto parece deliciosa, adoro tudo que leva milho. Adorei. Beijinhos amiga ótima Páscoa pra vc e sua família

    ResponderExcluir
  8. Amiga,
    desejo a vc e a sua família, uma Feliz e Santa Páscoa!

    Bjs,
    Andréa

    ResponderExcluir
  9. pretty nice blog, following :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!