sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Meu primeiro Tiramisù!!


Há tempos queria preparar essa receita tipicamente italiana, uma deliciosa sobremesa que para minha agradável surpresa leva pouco açúcar.
Entre as opções que encontrei, várias semelhanças, mas também detalhes que podem fazer a diferença, fiz a minha versão seguindo a sugestão do meu mais novo livro Culinária Mediterrânea, usando ingredientes que tinha à mão, não se igualou ao doce que comi na Itália, mas ficou muito bom!
Repetirei com certeza, para aprimorar é preciso mais experiência.

Tiramisù

- 3 ovos grandes
- 85g de açúcar
- algumas gotas de extrato de baunilha - usei 1 colher (sopa)
- 225 a 250g de queijo mascarpone - usei 250g de cream cheese
- 115g de crème fraîche ou creme de leite batido em chantili, usei a segunda opção
- 200 ou 225ml de café preto frio e forte
- 2 a 3 colheres (sopa) de licor amaretto ou conhaque, usei o licor
- cerca de 30 biscoitos champanhe
- 85g de chocolate amargo de boa qualidade, refrigerado e gelado 
- cacau em pó para polvilhar, nessa receita não leva, mas resolvi usar

Modo de preparo:

Separe as claras das gemas em duas tigelas grandes. Na batedeira, bata as gemas com o açúcar e o extrato de baunilha até a mistura ficar clara e cremosa. Acrescente o mascarpone e bata até ficar homogêneo.
Em uma tigela pequena bata o creme de leite em chantili até obter picos firmes, mas lisos. Adicione à mistura de mascarpone e mexa até incorporar. Bata as claras em neve até formar picos firmes e junte com cuidado ao creme de mascarpone.
Em um prato raso, misture o café e o amaretto. Mergulhe rapidamente metade dos biscoitos na mistura de café e disponha-os com o lado chato para baixo em uma travessa funda de 20cm x 30cm.
Espalhe metade do creme de mascarpone sobre os biscoitos. Mergulhe os biscoitos restantes no café e faça outra camada. Espalhe o restante do creme de mascarpone por cima dos biscoitos e alise com uma espátula.
Polvilhe com o chocolate ralado (aqui usei o cacau em pó e na hora de servir, usei o chocolate ralado).
 Cubra com filme de pvc e mantenha na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Serve 6 a 8 porções.

A travessa?! ficou vazia...acho que o resultado agradou! ;D


Excelente final de semana a todos!!

6 comentários:

  1. Também gosto de tiramisú mas costumo fazer sem ovos
    Esse fiocu delicioso
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Esse doce está um espanto, que vontade de tirar um pouco :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    Essa sobremesa é simplesmente maravilhosa, eu adoro essa combinação de ingredientes.
    Deu água na boca só de olhar p/ essas fotos!

    Excelente fds junto a sua família!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  4. Espetacular Cris !!!, prova disso é que não sobrou nada para contar a história, rsrsrsrs !!!, bjs e um super fds, Ana ;)...

    ResponderExcluir
  5. Hummmmmm... que delicia de sobremesa Cristina, eu ainda não fiz esta sobremesa, preciso experimentar um dia desses!
    Uma ótima semana, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia é tiramisu! Fiz em casa uma vez, eu achei maravilhoso, meu marido não gostou muito, resultado: precisei comer sozinha! Aí não dá para fazer toda hora, rs. Adorei sua versão
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!