sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Bolo Mármore de Chocolate e Laranja


Sou apaixonada por livros de culinária, tenho vários, aliás, para o tanto que cozinho, tenho muitos...que nada, livros nunca são demais!
Quando estive em Paris, visitei uma livraria e fiquei encantada com as opções de livros desse tema, como não falo francês, me contive e acabei por comprar apenas um.
Especificamente de bolos, simples, mas encantadores, essa não é a primeira receita que faço dele e com certeza não será a última, a lista é grande e convidativa e por enquanto a tradução está tranquila.

Bolo mármore de chocolate e laranja
(do livro - Gâteaux de maman)

- 3 ovos
- 150g de açúcar
- 200g de farinha de trigo
- 80g de manteiga
- 4 colheres (sopa) de leite
- 25g de cacau em pó
- raspas e suco de 1/2 laranja
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Lave a laranja, retire as raspas e o suco de 1/2 laranja, reserve.
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve bem firme, acrescente metade do açúcar e bata mais um pouco, reserve.
Em outra tigela bata as gemas com o restante do açúcar, junte a manteiga ligeiramente amolecida e misture. Adicione o leite aos poucos, acrescente a farinha misturada ao fermento e mexa até ficar homogêneo.
Incorpore as claras batidas delicadamente.
Divida a massa em duas partes iguais, em uma metade incorpore o cacau em pó e na outra as raspas e o suco de laranja. Misture bem cada parte separadamente.
Unte uma forma redonda de 22cm, forre o fundo com papel manteiga, distribua as massas alternadamente ou coloque primeiro a branca deixando que se esparrame e no centro coloque a massa com cacau, usando um palito faça desenhos para conseguir o efeito marmoreado.
Leve para assar por aproximadamente 25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo.


O intenso sabor do cacau combinado ao aroma e sabor cítrico das raspas de laranja, funcionam muito bem e transformam a simplicidade desse bolo.


Um final de semana iluminado a todos!!

6 comentários:

  1. Bom dia, amiga!
    Eu tbm sou apaixonada por livros de culinária, tenho vários, aprendo
    muito com cada um deles.
    Esse bolo ficou lindo e pela receita delicioso!
    Receita de livro francês muito chique, rsrs.


    Um maravilhoso fds pra vc e sua família!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina!

    Nada como um livro bacana de receitas e este bolo tem um visual incrível! Estou sem laranjas em casa, mas com algumas clementinas... talvez dê para substituir. Fiquei realmente tentada a experimentar esta receita! Parabéns!

    Bjs,
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristina: que lindo este bolo e gosto muito da combinação de laranja com chocolate. Deve ser uma delícia!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Cristina,
    Que mesclado mais lindo que ficou este bolo, chocolate e laranja hummmmmmmmm... mistura perfeita, adoro!
    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Bolos são minha paixão, Cristina! E cada um que vejo, como esse, dá vontade de fazer. O seu ficou lindo!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Adorei esta receita, Cristina! Estava procurando uma receita de bolo exatamente assim e não encontrava nada do meu agrado. Vou levar a receita comigo!
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!