terça-feira, 8 de novembro de 2016

Brigadeirão



Apesar de ser um doce relativamente antigo e simples de preparar, eu nunca havia feito um brigadeirão, na verdade nem mesmo provado um.
Levei como sobremesa a um evento, acredito que tenha ficado bom, tive de correr para fotografar e por um triz não fiquei sem provar.
Se ainda não conhece, vale a pena experimentar, tem uma textura suave, um pouco mais firme que um pudim, é doce na medida e não precisa de calda, certamente será repetido por aqui.
A receita é da querida culinarista Palmirinha Onofre.

Brigadeirão

- 1 lata de leite condensado
- 240ml de leite
- 6 gemas
- 4 colheres de chocolate em pó de boa qualidade (não recomendo usar achocolatado)

Preparo:
Unte e polvilhe com açúcar uma forma de furo central (usei de 21cm), reserve.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fique bem homogêneo.
Coloque a mistura na forma, cubra com papel alumínio e leve assar em banho-maria por aproximadamente 1h e 30 minutos, teste antes de retirar, ao enfiar a ponta de uma faca, ela deve sair limpa.
Eu costumo usar uma panela própria para cozimento em banho-maria que vai direto na chama do fogão, em apenas 25 minutos está pronto.
Deixe esfriar parcialmente e leve para gelar por no mínimo 2 horas ou de um dia para o outro.
Para desenformar passe a ponta de uma faquinha nas bordas, gire um pouco a forma de um lado para outro. Caso tenha dificuldade, coloque o fundo da forma ligeiramente sobre a chama do fogão, alguns segundos e pronto, vire sobre o prato como faria com um pudim.
Voilá!

Uma ótima semana a todos!!

3 comentários:

  1. Olá Cristina, Também nunca provei!!! Esse tem um aspecto fantástico.

    Bjs e uma boa terça feira.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris: é um bolo que é uma delícia. Já fiz assim,mas usei uma forma de silicone e levei ao micro-ondas durante 10 minutos. Ficou ótimo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. No fim de semana eu fiz um pudim de chocolate que será a minha próxima postagem.
    O meu filho é apaixonado por tudo que contém chocolate.
    Eu também gosto de fazer na panela em banho-maria na chama cozinha mais rápido.
    Como eu tinha que fazer alguns quitutes assados e o forno é grade aproveitei e
    assei o pudim tbm.
    O seu brigadeirão ficou com um aspecto delicioso!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!