segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Risoto Alla Margherita

As pessoas sempre perguntam sobre qual nossa comida preferida. Nunca soube responder especificamente. De repente me dei conta, que desde que comecei a preparar risoto, sem dúvida, esse é meu prato!
Incrivelmente simples, seu preparo básico permite uma infinidade de composições e a cada garfada é uma nova descoberta, uma nova delícia que me conforta e alegra.
Esse com tomate, muçarela de búfala e manjericão ficou sensacional!!

Risoto alla margherita
(adaptado daqui)

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1,5l de caldo de legumes, preferencialmente caseiro
- 1/3 xícara de vinho branco
- alhos inteiros e cebola a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 4 a 5 tomates sem pele e sem sementes bem maduros picados ou 1 lata de tomate pelado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- parmesão ralado na hora a gosto
- muçarela de búfala, usei cerca de 4 bolinhas pequenas fatiadas
- folhas de manjericão fresco

Preparo:

Leve o caldo de legumes ao fogo e mantenha-o aquecido.
Aqueça uma panela média com o azeite, coloque os dentes inteiros de alho e a cebola picada, deixe até que a cebola fique translúcida. Junte o arroz e misture bem para que todos os grãos fiquem envoltos de azeite. Adicione o vinho e mexa até que evapore todo.
Comece juntando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre até que todo líquido seja absorvido, só depois acrescente mais. Adicione os tomates picados e continue mexendo. Nessa hora juntei também uma sobra de molho de tomate que fiz para outro prato no dia anterior, cerca de 1/4 de xícara, como era um molho caseiro encorpado, ajudou na cor e sabor, afinal esse já estava temperado.
Continue acrescentando caldo até que o arroz esteja cozido, mas al dente.
Desligue, junte a manteiga, as folhas de manjericão, o parmesão ralado e parte da muçarela de búfala picada. Mexa ligeiramente e tampe por 3-5 minutos.
Sirva em seguida guarnecido com mais muçarela de búfala, folhas de manjericão e um fio generoso de azeite.



Abençoada semana a todos!!

7 comentários:

  1. tambem adoro risoto e esse tem ótimo aspeto esses grãos maravilhos.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Que apetitoso, me encanta¡¡, besos

    ResponderExcluir
  3. Uma comida de conforto e com um aspeto de babar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Só posso dizer que o aspecto é fantástico!

    Beijinhos Ana

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Assim vc me mata! Minhas lombrigas deram um pulo! Eu adoro!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Esse é ótimo!!
    Obrigada por mais essa receita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adoro risottos!
    É dos meus pratos preferidos!
    Esse ficou com óptimo aspecto, bem cremoso.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!